Click here to copy
text to clipboard

Gabinete 100% de GRP é ideal para ambientes ultra corrosivos

São Paulo, Brasil, 27 de Junho de 2016 – Um gabinete que elimina todas as partes metálicas, para invólucro de equipamentos outdoor operando em condições de funcionamento extremamente corrosivos, é anunciada pelo especialista em proteção de instrumentação de campo, a Intertec. O gabinete é feito de GRP – do inglês, fibra de vidro reforçado com poliéster - um material que oferece intrinsecamente alta resistência contra os meios corrosivos e condições ambientais encontradas em muitas aplicações de proteção de campo.

Componentes metálicos nas superfícies externas do gabinete podem sofrer corrosão rapidamente em ambientes agressivos tais como instalações offshore e costeiras em plantas de petróleo, gás e química, geração de energia e outras indústrias de processamento. Os gabinetes de instalação em campo da Intertec são feitos de GRP, mas são tipicamente equipados com algumas peças de metal, tais como dobradiças, grampos, porcas e parafusos, feitos de aço inoxidável 316. No entanto, para atender a pedidos de cliente para construção de sistemas de instrumentação para monitoramento de emissões em uma refinaria petroquímica, uma aplicação que pode ser exposta às atmosferas extremamente corrosivas, a Intertec desenvolveu uma versão do seu gabinete de instalação outdoor Multibox com porcas, parafusos, fechos, dobradiças e outros acessórios fabricados inteiramente de GRP.

Multibox da Intertec é um gabinete de duas partes e de forma oblonga que pode ser montado verticalmente ou horizontalmente. Possui uma secção profunda e uma rasa, para maior versatilidade na montagem do equipamento e acesso, sendo que qualquer uma das duas secções pode ser usada como a porta. Há nove tamanhos padrão disponíveis fornecendo aos engenheiros de instrumentação e controle uma gama de opções de volumes de 25 a 277 litros (0,88 a 9,78 pés cúbicos). As duas peças de gabinete podem ser equipadas com dobradiças e fechos ou unidas utilizando apenas grampos para que se permita a remoção da porta.

Intertec fabrica seus gabinetes utilizando GRP de alto desempenho. O GRP em chapa utilizado possui uma elevada resistência térmica em relação ao metal, com uma eficiência de 1000 vezes superior. O GRP provou ser um material estrutural muito superior para a construção de invólucros para proteção de instrumentação baseada em campo, equipamentos de controle e de comunicação.

O principal material concorrente utilizado neste setor de aplicação é a chapa metálica. GRP da Intertec é produzido utilizando fios de longas fibras de vidro, o que torna quase tão forte quanto o aço inoxidável, mas cerca de 75% mais leve. O GRP não enferruja ou degrada de forma significativa para esta aplicação de proteção de campo. Combinado com as suas excelentes características de isolamento, estas propriedades fazem do GRP uma excelente escolha para a construção de robustos gabinetes de instalação outdoor - permitindo ciclos de vida livres de manutenção de 30 anos ou mais. A Intertec tem utilizado a tecnologia por mais de 50 anos e pode-se citar muitos exemplos de caixas de GRP que tenham operado por 30 anos e em ambientes hostis e agressivos. www.intertec.info

FIM

 

Para mais informações entre em contato com escritório de apoio da Intertec na América do Sul:

Intertec Instrumentation, Sorocaba, São Paulo, Brasil.
Tel: +55 159 9783 7743; alan.furlaneto@intertec-inst.com; www.intertec.info

Contato Editorial: Alan Furlaneto, Tel: +55 159 9783 7743